27 fevereiro 2013

A tragédia, a justiça e a hipocrisia

A tragédia que resultou na morte do menino Kevin em Oruro mexeu com o Brasil e agitou torcedores de todos os clubes, que cobraram medidas rigorosas da Conmebol e vibraram com a decisão (inédita, até onde me lembro) de fazer o atual campeão da Libertadores e um dos principais clubes da América do Sul jogar pelo menos por 60 dias de portões fechados.

O blogueiro pode estar falando uma bobagem, mas algumas (muitas) reações me fizeram acreditar que a opinião não é tão errada assim e convido a todos a responder, despidos do manto da hipocrisia e falso moralismo, à pergunta abaixo.

E se ao invés do Corinthians fosse o SEU clube o envolvido na tragédia de Oruro? E se fosse o Fluminense? Atlético-MG? São Paulo? Grêmio? Será que o senso de justiça desses torcedores seria o mesmo ou teríamos outra postura?

Há alguns dias, tão logo saiu a decisão da Conmebol sobre o Alvinegro, postei no Twitter a seguinte frase elogiando a rapidez da entidade e relembrando outro caso recente: "Conmebol foi rápida e deu punição pesada ao Corinthians. Resta saber se fará o mesmo com o São Paulo por causa da Sul-Americana".

Foi a conta para alguns defensores da sanção ao Corinthians descarregassem a artilharia (alguns com uma falta de educação de fazer corar) e dizer que o caso são-paulino era diferente - o que nunca questionei, fazendo menção apenas à punição para a bagunça mal explicada que foi o fim de jogo.

As justificativas foram muitas, mas o simples fato de perguntar - e cobrar, por que não? - se a Conmebol seria tão rápida e firme geraram todo tipo de xingamentos e insinuações de que estou "contra o São Paulo".

A reação apenas escancarou o velho ditado que prega que aos amigos, tudo e aos inimigos o rigor da lei. Não hesito afirmar que a enorme maioria dos torcedores que cobram punição exemplar ao Corinthians o fazem por serem aproveitadores que têm o requinte de crueldade de utilizar a morte de um torcedor para expor os sentimentos mais rasteiros de um ser humano.

Por enquanto, nosso senso de justiça esbarra no limite da conveniência. Talvez por isso o Brasil esteja assim até hoje. Se nós não damos o exemplo, não podemos cobrar de mais ninguém.

Opinião

Sobre o São Paulo, se a Conmebol achou que o clube foi culpado pela confusão na Sul-Americana e não segurança aos adversários, deveria fechar os portões do Morumbi até o fim da participação da equipe na  competição. No mínimo. Se julgou que o Tigre iniciou o quebra-quebra de propósito para melar a partida, deveria ser excluído de competições continentais por pelo menos um ano.

O Corinthians deveria ser excluído da Libertadores. E sim, a atitude de um (ou alguns, ou muitos) deve causar reflexos em todos. Esse é o princípio da cidadania e ajuda a educar o povo.

Na tragédia de Heysel, o futebol inglês foi punido por cinco anos por causa de alguns vândalos. Basta ver a Premier League para saber se a punição valeu para algo.

Difícil imaginar uma tragédia desse tipo se repetindo com uma punição exemplar. Todos seriam fiscais na arquibancada e não acredito que alguém gostaria de ser apontado como responsável pela exclusão do clube de uma competição. É para se pensar.

Não acredito na seriedade da Conmebol a longo prazo. Penso que infelizmente Corinthians e São Paulo foram apenas bois de piranha para acalmar a opinião pública.

Um comentário:

Rafael Fiusk disse...

Fernando, sou são-paulino e na condição de torcedor de estádio achei injusto punir o time e a torcida por conta da ação de um único cidadão. por outro lado, penso que esta seja a única forma de educar a todos os demais torcedores. acredito que esta decisão trará um senso comum de fiscalização onde todos os torcedores, incluindo as organizadas, fiscalizem o comportamento uns dos outros para que tais fatos não se repitam. só espero que essa decisão não seja em vão e que daqui algum tempo algo parecido se repita. neste caso, os corintianos terão sofrido em vão. eu compreendo a revolta dos corintianos, vão ficar sem ver o time numa competição importante mas acho que a revolta está sendo mal direcionada. o tempo dirá se esta punição serviu para algo ou não.