03 janeiro 2013

Para que Pato não seja Mico

Não tem mais volta: Por R$40 milhões, Alexandre Pato é do Corinthians.

Apareceu como fenômeno no Internacional, foi vendido como promessa ao Milan e começou bem, com gols e a promessa de ser enfim o sucessor de Ronaldo na seleção. Ganhou fama, fortuna e status, namora a filha do dono do clube.

E se perdeu.

Pouco a pouco trocou o campo pelo departamento médico e os gols pelas lesões - foram 15 em dois anos, quando só esteve presente em 25 dos 78 jogos da equipe! Sumiu da seleção e virou uma sombra do que nem um dia chegou a ser.

Pato despontou como promessa de craque, mas parece que não passará disso. Não é ídolo e até agora não mostrou ter o carisma necessário para se tornar tal. Nunca teve na raça e na fibra suas características; pelo contrário, é um tanto blasé. Características exatamente opostas às esperadas pela Fiel.

Apesar disso tudo.......é claro que se os gols voltarem, tudo ficará de lado e ele cairá nas graças da mais fanática torcida do Brasil. É uma aposta de risco onde o Corinthians tem muito mais a perder do que o jogador, mas também pode ganhar alto, daí a decisão por abraçar a incerteza.

O departamento médico terá um desafio e tanto pela frente e se conseguir colocá-lo em campo com frequência, terá um atleta capaz de atrair a mídia e projetar ainda mais a imagem do clube no exterior. Se não é craque, Pato é acima da média e isso pode pesar em uma equipe que já está toda azeitada. Por motivos óbvios, fará tudo para estar disponível sempre.

Pode dar certo.

Talvez mais importante do que a negociação em si seja a confirmação do novo patamar do futebol brasileiro. Imaginar que um clube tiraria um jogador de uma das maiores equipes do mundo pagando 15 milhões de euros seria insanidade há alguns anos. Hoje é uma realidade.

E o Corinthians vai nadando de braçadas como clube mais organizado do Brasil. A negociação e a apresentação no site oficial são apenas a confirmação. Que sirva de exemplo para os demais.

A chance está dada. Resta a ele mostrar que é aquele garoto que apareceu encantando o Brasil e não apenas mais um aspirante a craque que teve apenas alguns lampejos de glória.

Por enquanto, é apenas uma cara incógnita.

Nenhum comentário: