30 dezembro 2012

Juvenal não quer Lugano; só milagre muda o cenário

Juvenal Juvêncio fala para quem quiser ouvir: não quer saber de Diego Lugano no Morumbi.

Parte da torcida acredita na versão oficial de que eleo só não desperta mais interesse porque não quer abrir mão do salário milionário que recebe no PSG. A questão financeira pesa, mas não é por si só determinante para impedir o retorno do zagueiro, idolatrado pela torcida e campeão da Libertadores e Mundial.

Juvenal acredita que o jogador não conseguirá repetir os feitos da sua primeira passagem, quando se tornou um líder do grupo e símbolo de raça. Na sua opinião, Lugano está mais lento e menos confiável. A contratação de Lúcio foi simbólica para mostrar que o perfil de liderança buscado é outro. Rafael Toloi não será reserva e agradou demais à diretoria. Como o time não voltará a jogar com três zagueiros, não há espaço para ele.

Os opositores dizem que o motivo é outro; que Juvenal não quer no elenco outra estrela capaz de tirar seu destaque, que teme ser ofuscado assim como em tese acontece com Rogério Ceni, com quem tem relação fria.

O fato é que a única maneira de Lugano voltar ao Morumbi é se Adalberto Baptista convencer Juvenal que a empreitada vale a a pena. Foi o diretor de futebol que fez o presidente mudar de ideia a bancar a contratação de Ganso, por exemplo.

O problema é que nem ele se entusiasma com o retorno. Aí a coisa complica de vez.

Pessoalmente acho que Lugano ainda poderia contribuir com o time pela sua liderança e identificação com o clube. Mas é fato que seus reflexos não são mais os mesmos e ele não tenha velocidade para atuar em um sistema com dois zagueiros.

Uma reviravolta no cenário parece impossível. Como Lugano quer deixar o PSG, por enquanto o mais provável é que se ele voltar ao Brasil defenda outras cores que não aquelas onde ganhou visibilidade e projeção.

É claro que a situação pode mudar, mas hoje dá para dizer que Lugano não deve vestir novamente a camisa do São Paulo.

Nenhum comentário: